App radiosnet 468x60 a
Left or right dsc 3474 2
Águas Guariroba participa de aula inaugural do programa Universidade da Melhor Idade A Águas Guariroba participou na tarde desta quarta-feira (20) da abertura das aulas do programa Universidade da Melhor Idade, da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande. O evento contou com a participação da presidente da Águas Guariroba, Lucilaine Medeiros, do corpo docente da UCDB e dos mais de 200 alunos participantes do programa. Fazendo a abertura do evento, a presidente da Águas Guariroba, Lucilaine Medeiros, parabenizou a realização do programa e destacou as ações e serviços realizados pela concessionária. “Para nós é um orgulho falar para todas essas pessoas que possuem uma grande experiência. Muitas delas que moram há anos em Campo Grande sabem como era o saneamento tempos atrás e como ele está hoje. Vamos mostrar como funciona o sistema de abastecimento de água e esgotamento de Campo Grande, dar dicas sobre economia de água, como identificar possíveis vazamento e limpeza de caixa de água. Estamos aqui para trocarmos experiências, ouvi-los e saber quais as principais necessidades, para levarmos qualidade de vida e saúde”, disse a presidente. O coordenador de projetos sociais da Águas Guariroba, William Carvalho, também apresentou para os alunos, os principais projetos sociais realizados pela concessionária. Entre eles os programas Saúde Nota 10, Afluentes e Tarifa Social. “É a primeira vez que participo da ação e achei interessante o que foi apresentado. Foi importante saber sobre como podemos preservar a água e também todo trabalho feito pela empresa no seu tratamento”, disse a aluna Maria Aparecida Campos. Universidade da Melhor Idade O Programa Universidade da Melhor Idade é um projeto da UCDB e é direcionado para pessoas com mais de 50 anos. O objetivo é promover a inclusão e o desenvolvimento intelectual para idosos. O Programa disponibiliza aulas nas áreas de Pedagogia, Psicologia, Nutrição, Educação Física, Fisioterapia, Letras, Enfermagem, História, Serviço Social e outros para o desenvolvimento de atividades pedagógicas proporcionando melhor qualidade de vida e convivência em grupo. A Águas Guariroba é um dos patrocinadores do programa Universidade da Melhor Idade.
Left or right tanques eta guariroba 1
Com monitoramento e tecnologia, Águas Guariroba deixa de perder 91 piscinas olímpicas De janeiro a novembro de 2018 a cidade de Campo Grande registrou a redução de 227.771 m³ de volume perdido de água. O índice é equivalente a economia de 91 piscinas olímpicas e resultado de ações conjuntas das equipes comerciais, operacionais e de serviços da Águas Guariroba. De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) divulgado no ano passado, o índice de perdas no sistema de distribuição de água de Campo Grande foi de 19,42% enquanto a média nacional foi de 38,01%. Com esses dados, Campo Grande esteve entre as cinco cidades com o menor índice de desperdício de água por distribuição e também por ligação. As perdas de água representam a diferença entre o volume de disponibilizado para o abastecimento público e o volume utilizado pela população. Entre as principais causas estão os vazamentos, erros na medição (macromedidores e hidrômetros ineficientes) e fraudes. “Monitoramos diariamente o volume de água produzido e distribuído na cidade, desta forma conseguimos verificar quais são as principais causas de perdas de água. Com estas ações, melhoramos o tempo de atendimento de um reparo e implantamos setores menores de abastecimento de água, para melhor controle de pressão na rede.”, explica a coordenadora de operações da Águas Guariroba, Francis Moreira Faustino. Entre as ações implantadas pela Águas Guariroba para a redução de perdas, está o constante monitoramento do volume de água fornecido para toda a cidade, a implantação de equipamentos na rede para controle de pressão e também a instalação de Válvulas Redutoras de Pressão (VRP), desta forma melhorando o monitoramento de vazamentos em mais 48.857,20 metros de rede. Os trabalhos integram o Programa de Redução de Perdas (PRP) da concessionária que tem como objetivo garantir melhor regularidade no fornecimento e preservação da água. Além de combater o desperdício no caminho da água pela rede de distribuição, as ações garantem a medição correta da água disponibilizada pela empresa e utilizada pela população. O PRP conta com trabalho um contínuo que envolve investimentos em tecnologia, melhorias operacionais e capacitação dos colaboradores.
Left or right brasil brumadinho bolsonaro 20190125 0001
Bolsonaro está com um quadro de pneumonia Bolsonaro recentemente passou por uma operação de acompanhamento para remover uma bolsa de colostomia que foi colocada em prática, após ter sido esfaqueado enquanto fazia campanha antes da eleição do Brasil, no ano passado. Candidato à presidência do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), vota no Rio de Janeiro junto ao seu filho Flávio, em 7 de outubro de 2018 © AP PHOTO / SILVIA IZQUIERDO Hospital descarta complicações cirúrgicas em Bolsonaro O líder brasileiro estava com febre na noite de quarta-feira e os médicos ajustaram sua dose de antibióticos, acrescentou o hospital. O porta-voz do presidente, Otavio Rêgo Barros, declarou que o presidente estava em tratamento semi-intensivo. Ele disse que Bolsonaro teve febre de 38 graus na quarta-feira e pneumonia bacteriana.
Left or right left or right 61d45a1d f07c 4609 850a b650fd505436
Governo de MS não vai reduzir salário de servidores Mato Grosso do Sul não vai reduzir a jornada de trabalho e nem cortar o salário dos servidores públicos. O secretário de Estado de Fazenda, Felipe Mattos, explicou que Mato Grosso do Sul assinou um posicionamento jurídico com outros oito estados defendendo a legalidade da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A carta endereçada ao Supremo Tribunal Federal (STF) é assinada também pelos estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná, Ceará, Alagoas e Pará. Uma medida cautelar suspendeu dispositivos da LRF que permitiam a redução da jornada e do vencimento para casos em que o gasto com pessoal ultrapasse o limite estabelecido pela legislação. No entanto, isso não se aplica a Mato Grosso do Sul porque o Estado não ultrapassou esse limite.
Left or right dsc 3221
ETE Imbirussu recebe visita de novos servidores da SEMADUR Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana (SEMADUR) visitaram na tarde desta sexta-feira (1) a ETE Imbirussu da Águas Guariroba. A visita teve como objetivo apresentar aos novos fiscais da instituição o funcionamento e os procedimentos aplicados para o tratamento de esgoto em uma das estações mais modernas de Campo Grande. Para o supervisor de licenciamento ambiental da SEMADUR, Cristóvão Espíndola Junior, as visitas auxiliam os novos fiscais a conhecer de perto os procedimentos fundamentais para a fiscalização ambiental. “As nossas equipes estão cada vez mais multidisciplinares, sendo formada por engenheiros, advogados, biólogos e arquitetos. Trazê-los para conhecer o funcionamento da ETE é essencial para que esses novos servidores compreendam os processos dentro de uma fiscalização, além de promover um embasamento técnico sobre cada procedimento”, destacou o supervisor. Acompanhando a visita na estação, o engenheiro civil da SEMADUR, Jeverson Vasconcelos, ressaltou a importância de um fiscal compreender o funcionamento de setores que fazem parte da rotina de trabalho. “É uma visita que auxilia o fiscal a entender cada processo envolvido em uma fiscalização ambiental. Não apenas os engenheiros, mas também a área administrativa acaba ampliando o seu conhecimento sobre os fundamentos envolvidos no tratamento de esgoto”, disse o engenheiro.
Left or right mcmgo abr 020120192529 1
Agricultura estuda mudar financiamento do agronegócio e seguro rural O governo federal estuda medidas para modificar o financiamento das atividades no campo. Estão em discussão alterar o crédito para produção, rever os mecanismos de seguro para garantia de renda para quem planta. Há também demanda para viabilizar a participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Conselho Monetário Nacional (CMN). A titular da pasta, ministra Tereza Cristina, já sinalizou que quer essas mudanças. Ao participar de evento no Paraná no último dia 24, a ministra Tereza Cristina defendeu que o seguro rural seja ampliado, mais barato e tenha juros baixos. “Quando estão com a produção segurada, os produtores não perdem o sono e nem precisam pedir renegociação de dívida com o pires não”, disse a ministra, acrescentando que debate o assunto com o atual presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn e com Roberto Campos Neto, que irá sucedê-lo, e o vice presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Ivandré Montiel da Silva, segundo informações publicadas no site do ministério.
Left or right bolsonaro grava video antes de cirurgia 1548613119085 v2 900x506
Cirurgia de Bolsonaro para religar intestino foi realizada 'com êxito' A cirurgia a que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi submetido nesta segunda-feira (28) terminou nesta tarde após quase nove horas de duração. Segundo o Palácio do Planalto, a cirurgia foi realizada "com êxito". "O boletim médico será divulgado tão logo seja autorizado pela equipe médica. Às 17h haverá briefing à imprensa com o porta-voz da Presidência da República, general Rego Barros, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo", diz a nota do Palácio. Bolsonaro começou a ser submetido ao procedimento médico às 6h30 desta segunda-feira, segundo a assessoria de imprensa da Presidência. A cirurgia era necessária para retirar a bolsa de colostomia e religar o trânsito intestinal. A recuperação deve demorar dez dias.
Sobe para 60 o número de mortos em Brumadinho Subiu para 60 o número de mortes confirmadas em decorrência do rompimento da barragem em Brumadinho (MG), na sexta-feira (25). O novo boletim foi divulgado por volta das 10h30 pelo Corpo de Bombeiros, que também reúne informações conjuntas da Defesa Civil, Polícias Militar e Civil. Ao todo, 292 pessoas continuam desaparecidas, 192 foram resgatadas e 19 corpos já foram identificados. Os corpos que são resgatados são encaminhados para o IML para identificação. "Os óbitos contabilizados são os que o bombeiro localiza, faz o resgate e caminha para o IML", afirmou tenente-coronel Flavio Godinho, porta-voz da Defesa Civil de Minas Gerais.
Left or right left or right bolsonaro2222
‘Se por acaso ele errou, lamento como pai, mas ele terá que pagar’ Jair Bolsonaro concedeu entrevista à agência de notícias Bloomberg nesta quarta-feira (23), em Davos, na Suíça, e foi questionado sobre os escândalos envolvendo Flávio Bolsonaro, seu filho mais velho. Ao responder, o presidente deixou claro que já considera a hipótese de que o deputado estadual e senador eleito tenha errado no âmbito do caso Coaf. “Se por acaso ele errou, e isso for provado, eu me arrependo como pai, mas ele terá que pagar o preço por essas ações que não podemos aceitar”, disse Bolsonaro, no segundo dia do Fórum Econômico Mundial. A Bloomberg escreveu ainda que a investigação sobre Flávio Bolsonaro pode “minar a agenda anticorrupção do presidente do Brasil”. O Coaf apontou que Flávio Bolsonaro recebeu em sua conta depósitos fracionados no valor de R$ 2 mil cada, totalizando R$ 96 mil. Além disso, ele pagou um título da Caixa de R$ 1 milhão. O escândalo ainda envolve Fabrício Queiroz, ex-assessor do parlamentar, que fez movimentações financeiras atípicas de R$ 1,2 milhões, também segundo dados do órgão.
Left or right left or right estud
Sisu 2019 abre inscrições; veja cronograma e como proceder As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta terça-feira, 22, e vão até as 23h59 da sexta-feira, 25. Para a edição do primeiro semestre de 2019, serão ofertadas 235.476 vagas em 129 instituições de ensino superior de todo o País, segundo o Ministério da Educação (MEC). O processo seletivo, aplicado desde 2010, é o mecanismo utilizado por universidades públicas para oferecer vagas a estudantes que realizaram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Além de ter feito a edição de 2018 do exame, os candidatos precisam ter alcançado nota superior a zero na prova de Redação. O resultado do Enem foi divulgado na última sexta-feira, 18. Às 8 horas desta segunda-feira, 21, o número de acessos na Página do Participante superou 3 milhões, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e para a inscrição em universidades de Portugal. Os interessados em participar do Sisu 2019 devem se inscrever pelo site do programa e podem escolher até duas opções de curso. É permitido alterar a escolha durante o período de inscrições. A ordem de preferência de instituição, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência deve ser especificada. No dia 28, será divulgado o resultado da chamada regular e as matrículas serão entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro. Entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro, será possível se inscrever para a lista de espera. A convocação dos candidatos será realizada a partir de 7 de fevereiro. SIMULADOR Neste ano, o MEC lançou o simulador de notas para o Sisu, uma ferramenta que o candidato pode usar para verificar, com base nas notas que tirou no Enem, em quais universidades seria aprovado e quais as opções disponíveis para a sua pontuação. O simulador está disponível para download e pode ser usado para facilitar a escolha da universidade e do curso que o aluno pretende concorrer. PROUNI A partir do dia 29, começam as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas. Os interessados devem se inscrever até as 23h59 do dia 1º de fevereiro. O processo seletivo é voltado para estudantes egressos do ensino médio na rede pública ou de escolas particulares caso tenham sido bolsistas integrais, pessoas com deficiência e professores da rede pública. O candidato também precisa ter renda familiar per capita de até três salários mínimos. Para participar do ProUni, o candidato não pode ter diploma de ensino superior. A seleção é para o primeiro semestre de 2019 e as inscrições dever ser feitas pelo site do programa do MEC. PORTUGAL Os resultados do Enem também podem ser utilizados em instituições de ensino superior de Portugal. Segundo o Inep, já foram firmados convênios com 37 instituições, entre elas as universidades de Coimbra, de Lisboa e do Porto. O convênio mais recente foi realizado com a Universidade Europeia, que oferece cursos nas áreas de Gestão, Direito, Psicologia, Comunicação e, de acordo com o instituto, um de seus destaques é a formação na área de Gestão Hoteleira e Turismo. Um levantamento do Inep, considerando 23 instituições portuguesas e dados até abril de 2018, aponta que 1.200 brasileiros já ingressaram em faculdades de Portugal por meio desses convênios. SISU 2019 Qual o período de inscrição para o Sisu 2019? De 22 a 25 de janeiro. Quando o resultado do Sisu será divulgado? No dia 28 de janeiro. Qual será o período de matrícula do Sisu? Entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro. Quando será possível se inscrever para a lista de espera do Sisu 2019? Entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro e a convocação dos candidatos será realizada a partir de 7 de fevereiro. Qual a diferença entre Sisu e ProUni? O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo MEC, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota do Enem. O ProUni oferece bolsas de estudos em instituições privadas de educação superior e tem como foco estudantes brasileiros sem diploma de nível superior e com renda de até três salários mínimos. Com informações do Estadão Conteúdo.