Dua Lipa e Stormzy se destacam no Brit Awards 2018

Cantora e rapper levaram, cada um, dois dos mais importantes prêmios da noite.

Cb image default

Performance de Dua Lipa no Brit Awards 2018 - DANIEL LEAL-OLIVAS / AFP

LONDRES — A cantora e compositora Dua Lipa ganhou dois dos mais importantes prêmios no Brit Awards 2018, na noite desta quinta-feira. Logo na abertura da cerimônia, a jovem de 22 anos venceu o troféu de artista solo feminina britânica e, no fim, garantiu também o de revelação.

Ela fez um discurso baseado no empoderamento feminino ao aceitar o segundo prêmio: "Estou aqui por mais mulheres nesses palcos, mais mulheres nesses prêmios, mais mulheres dominando o mundo".

Um dos grandes nomes do grime (uma vertente britânica do hip hop), o rapper Stormzy foi outro destaque da noite, levando os troféus de artista solo masculino britânico e álbum britânico do ano por "Gang signs & prayer".

As premiações para Stormzy e Dua Lipa, dois dos novos artistas britânicos de maior reconhecimento internacional, mostraram que, diferentemente de outros anos, o Brit Awards optou por premiar artistas que realmente mereceram tais troféus, e não aqueles que foram comercialmente bem-sucedidos.

Cb image default

Stormzy em ação no Brit Awards 2018 - Joel C Ryan/Invision/AP

Com o hit "Human", Rag'n'Bone Man foi premiado como melhor single britânico, e Kendrick Lamar foi eleito o artista solo masculino internacional. O Gorillaz venceu como melhor banda britânica — enquanto o Foo Fighters saiu como melhor banda internacional por seu nono disco, "Concrete and gold".

A cantora e compositora Lorde não esteve presente na cerimônia por compromissos de ensaio da sua turnê, mas venceu como artista solo feminina internacional.

Entre as performances da noite, destaque para Dua Lipa, Rita Ora, Kendrick Lamar, Liam Gallagher (que homenageou as vítimas do atentado de Manchester com uma versão de "Live forever") e Justin Timberlake, que contou com participação surpresa do astro country Chris Stapleton.